quarta-feira, 4 de março de 2015

Compartilhar e renovar saberes


Estimular o individuo para que ele se torne o principal agente responsável pelo seu conhecimento com o uso das ferramentas disponíveis no ambiente. Conceitualmente parece simples aplicar os princípios da Educação Orgânica, mas sua prática é complexa pois desconstrói todo um sistema vigente. Em Varginha a Associação Oficina do Ser pauta suas ações trilhando este caminho. Em seu ateliê cada vez mais pessoas tem a oportunidade de vivenciar essa forma de aprendizado.   

Aulas gratuitas para pessoas de todas as idades
Nesse espaço a jovem Gabriela Santos foi estimulada em seu primeiro contato com a pratica do artesanato e aprovou a metodologia, “foi incrível todo desenvolvimento e as técnicas que aprendi para montar uma peça. Todo o contato com a arte manual, a atenção da educadora (Katia Milani), enfim tudo feito pensando ecologicamente, isso chamou minha atenção. Achei muito legal a iniciativa.”, comemora.

De acordo com o presidente da associação Wender Reis essa forma de compartilhar o conhecimento rompe com todo um sistema de ensino tradicional, “a começar pelas ferramentas que utilizamos como suporte para educação em sua maioria materiais tidos como ‘lixo’, que seriam descartados. Tudo isso é utilizado como suporte pedagógico em nossos cursos. Em contrapartida ao sistema de educação tradicional que é pautado pela competição e consumismo aqui compartilhamos valores diferentes pautados pela renovação.”, revela.

 Aulas gratuitas
A jovem Gabriela Santos (à dir.) gostou do método
de ensino aplicado


As aulas no ateliê da Associação Oficina do Ser são gratuitas. A entidade oferece cursos de artesanato com reciclados e pintura em tecidos. A Oficina do Ser está de portas abertas para aumentar seu quadro de colaboradores. Qualquer pessoa pode ajudar seja trabalhando como educador ou oferecendo qualquer tipo de auxilio desde equipamentos ou material para ser usado nos cursos. A sede do grupo fica na Rua Domingos Pereira Braga, 75 (abaixo do grupo Brasil), no Centro de Varginha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3221-9537

Nenhum comentário:

Postar um comentário