segunda-feira, 30 de junho de 2014

Por uma formação orgânica


Em vias de implantação do projeto "Escola Orgânica" em Varginha, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leonardo Vinhas Ciacci, encaminhou à Prefeitura uma indicação parlamentar que solicita a concessão de um espaço físico à Associação Oficina do Ser, onde se estabelecerá a primeira escola orgânica da cidade. 

Fazendo da nossa interdependência natural o valor básico do seu plano de ação pedagógico, a Escola Orgânica propõe uma relação mais pura no processo educativo. Isso significa o abandono de velhos padrões que uniformizam o sistema de ensino atual. A visão de Educação Orgânica sintetiza o desejo de uma escola que valoriza a formação ampla do aluno como ente ativo e produtor, respeitando e incentivando os saberes e a capacidade de articular e construir conhecimentos. Isso tudo em um ambiente vivo, cujos ritmos proponham uma cocriação didática articulada e permanente. 

A Escola se inspira em projetos inovadores e mundialmente bem sucedidos, como é o caso da Escola da Ponte em Portugal e, também, o Projeto Âncora, de Cotia/SP. Não por acaso, ambos realizados e assistidos pelo professor Dr. José Pacheco, uma das maiores autoridades em educação no mundo. José Pacheco é orientador direto da Educação Orgânica em Varginha, em vários momentos está presente e acompanha de perto o processo de planejamento da Escola.  

A Associação Oficina do Ser trabalha para viabilizar a Escola Orgânica, para que esta introduza e contagie uma cidadania sustentável no coração de Varginha. Em uma rotina de liberdade auto instrutiva, seus educandos serão estimulados a construir uma autonomia alinhada com a ética, com consciência planetária e uma postura de colaboração e interação criativas. Toda essa relação vivencial articulada por educadores capacitados na promoção de interações educativas. 


Em análise na Prefeitura Municipal, o Legislativo e a Associação aguardam a resposta da solicitação feita ao executivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário