quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Associação Oficina do Ser, instituição filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, foi criada há 21 anos, na cidade de Varginha, no sul das Minas Gerais. Tendo como proposta atividades culturais, nos primeiros tempos, a Associação funcionou no Parque Municipal São Francisco localizado no bairro Sion. Desde a sua fundação a Oficina do Ser só teve condições de realizar seu trabalho porque contou com doações de pessoas interessadas e apoiadoras das propostas da Associação.

Horta 
  Por entender que as crianças correspondem a um grupo etário mais vulnerável e carente de maior atenção e cuidados o projeto da Oficina do Ser voltou-se, prioritariamente, para tentar atender demandas vindas desse grupo, principalmente àquelas crianças carentes. 
Esporte
 Com o objetivo de retirar o maior número possível de crianças das ruas, os trabalhos realizados pela Associação, buscavam proporcionar e preencher um período do dia dessas crianças com atividades várias. Essas atividades visavam um maior desenvolvimento das faculdades psíquicas, físicas e emocionais, assim como também, o desenvolvimento de habilidades manuais. As habilidades e competências foram trabalhadas através de várias áreas artístico-cultural, tais como              aulas de desenho, pintura, dobraduras, recortes, teatro, dança entre outros.
Aula de Costura




Para a divulgação e difusão da Associação Oficina do Ser formou-se um grupo de teatro amador denominado "Encapetação". Este grupo foi o responsável por levar o trabalho social da Associação às escolas, instituições, ruas e praças da cidade de Varginha. Outras cidades também fizeram parte desse trabalho  -  Três Corações,  Três Pontas e São Thomé das Letras. Ainda em Varginha, o grupo participou do Festival de Teatro Amador, em 1994 e obteve a  medalha de bronze com apresentação da peça: "Céus! Abriram-se as portas do Inferno!".

Teatro Educação nas Escolas

Incentivo à Saúde Bucal nas Escolas

Grupo Encapetação

Intervenções Teatrais nas Escolas

Teatro Educação nas Empresas

Teatro nas empresas

Céus! Abriram-se as portas do Inferno!

Medalha de Bronze no festival de Teatro

Teatro na Rua - Nascimento de Jesus 

O Criador e sua obra - Teatro na praça

Teatro na Rua

Teatro na Rua

Teatro em palco - Três Pontas

Teatro no Parque São  Francisco


A promoção de eventos culturais na cidade de Varginha, pela Oficina do Ser, ficou a cargo de um  outro  grupo - os "Fazedores de Cultura". Além de festas realizadas nos finais de semana com programas culturais, inclusive com a “1ª Festa de Cultura” na cidade de Varginha em 09/04/1994 e também  com a "Festa do Absurdo",  no salão do Clube Varginha Tênis Clube (VTC). Para esta festa fez-se um desfile de fantasias absurdas e com premiação para a mais absurda, ‘absurdamente’ votada.  Portanto, através de eventos culturais trabalhou-se com o lazer, a descontração e a cultura.

Após cinco anos de funcionamento intenso, a Oficina do Ser, tentando firmar o projeto como um trabalho de cunho social e de interesse público, concluiu que aquele não era o melhor caminho. Sem ajuda e apoio de instituições oficiais ou mesmo patrocinadoras, e uma vez que, contava apenas com pequenas doações de particulares para a manutenção da Associação, sustentar e dar continuidade ao trabalho, naquele momento, tornou-se impraticável. Logo, projetos interessantes e maravilhosos tiveram que ser suspensos, aguardando então outro tempo para ser concretizados.

A partir dessa conclusão e reflexão foi necessário repensar uma estratégia eficaz, capaz de garantir a realização integral do projeto, sem estar à mercê de colaborações esporádicas. Dessa maneira, a primeira coisa a fazer seria elaborar um novo projeto auto-sustentável, produtivo e retroalimentador. Atuando através da arte, da economia criativa e solidária, da Permacultura, da Bioconstrução, entre outras, propondo a todos uma interação social e abrangente.   Sempre sob a visão do desenvolvimento dos “talentos pessoais”  implementando a cultura como força social de interesses coletivos e expressão de cidadania. Acredita-se que atividades ligadas a essas áreas são capazes de promover a qualidade de vida das pessoas, de forma direta ou indiretamente, pois, são capazes de estabelecerem uma conexão entre vivência e conhecimento, promovendo um aprendizado prazeroso que se consolida por ser captado através dos sentidos.      
  A Oficina do Ser, em seus trabalhos realizados, sempre buscou o desenvolvimento do ‘talento pessoal’, o reconhecimento de si mesmo e da alteridade - reflexo da própria diversidade cultural e resultado da contribuição coletiva de todos e, principalmente, a promoção para uma “existência intelectual, afetiva e espiritual satisfatória”, como reza a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, em seu artigo 3°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário