terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Iniciadas obras de Parquescola que vai acolher a primeira escola orgânica da região

Educadores locais se reúnem na montanha que vai
receber a escola orgãnica
Construção vai beneficiar toda a comunidade
Uma boa notícia para os admiradores e simpatizantes do trabalho realizado pelo Ecoetrix Parquescola em parceria com a Associação Oficina do Ser: Começaram as obras para a conclusão do parque educacional em São Tomé das Letras. Na ultima terça-feira (20) um grupo de trabalhadores da comunidade se reuniu com o bioarquiteto Gugu Costa, que supervisionará todo o processo de construção, para serem orientados.

Sem perder tempo, já no dia seguinte uma frente de trabalho começou a interagir com as estruturas do parque. Com muita disposição e vontade de trabalhar Costa mostra que os trabalhadores já melhoram a estrutura do local, “uma frente de trabalho composta por cinco pessoas já constroem os novos banheiros. Ao invés dos dois antigos (que foram afetados pelo incêndio) vamos fazer quatro: dois infantis e dois adultos já pensando em atender a escola que será implantada aqui.”, revela. De acordo com o bioarquiteto mais pessoas vão unir forças para que o trabalho seja concluído em breve, “vamos aumentar o número de colaboradores para atuar em três frentes de trabalho. Tendo em vista que em 50 dias teremos oito campos para atuar, nos quais serão definidos o espaço e o zoneamento de áreas do Parquescola.”, adianta.

Parquescola já recebe crianças no contra turno escolar 

Construir e valorizar

A empreitada na criação do parque tem como particularidade a co criação. Isso significa que as pessoas envolvidas trabalham juntas em prol de um bem maior e recebem em troca os benefícios de sua contribuição. Tal fato pode ser observado na forma com que os recursos para as obras foram angariados (um financiamento coletivo pela Internet) e agora com a utilização de mão de obra de moradores da região. Para Ricardo Alexandre Costa, que iniciou as atividades no alto da montanha do Cantagalo, essa participação é motivadora, “com isso o projeto se fortalece. Essa é uma proposta legal que visa beneficiar toda a comunidade e é muito importante vivenciar e co-criar tudo isso.”, comemora. As obras estão prevista para serem concluídas ainda no primeiro semestre de 2015. O local vai abrigar a primeira escola orgânica da região. A iniciativa é graças a uma parceria entre o Ecoetrix Parquescola e a Associação Oficina do Ser. Toda a evolução pode ser acompanhada pelo site: www.ecoetrix.com.br

Em breve todo o espaço será todo readequado para receber
 as crianças da comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário